terça-feira, 17 de janeiro de 2012

As marcas brasileiras que mais investem nas redes sociais.

As marcas brasileiras que mais investem nas redes sociais.



Foi divulgado um levantamento sobre a atuação dos 30 maiores anunciantes do país nas redes sociais. O estudo traz dados como quem tem mais seguidores no Twitter ou escreve mais da rede de microblogs, além de quem faz mais sucesso no Facebook, Orkut e LinkedIn.

A união entre marca e celebridade deu muito certo para a Claro, que desde maio de 2010 mantém parceria com Ronaldo "Fenômeno" no Twitter. Quando o ex-jogador assumiu, o perfil da operadora tinha 33 mil seguidores; hoje, são 2,6 milhões, o que a coloca bem distante da segunda marca da lista.

Quem ocupa a posição é a Vivo, que tem apenas 287,4 mil followers. Depois aparecem Tim (185,6 mil), Sky (51 mil), Net (30,1 mil), Fiat (23,8 mil), Bradesco (21,6 mil), Itaú (20 mil), Oi (17,7 mil) e Volkswagen (14,2 mil).

Por mais que seja campeã nesse quesito, a Claro (e Ronaldo) é apenas a nona quando o assunto é quantidade de postagens na rede, com 4,5 mil tweets já enviados. A Sky é quem aparece na frente, com 39,2 mil.

Na sequência vem Banco do Brasil (36 mil), Vivo (11,6 mil), Oi (9,9 mil), Tim (5,6 mil), Fiat (5,6 mil), Reckitt Benckiser (4,6 mil), Ambev (4,6 mil), Claro e Net (4,4 mil).

Facebook, Orkut e LinkedIn

Na maior rede social do mundo, quem manda é a Coca-Cola, pelo menos entre os maiores anunciantes brasileiros. Só que a multinacional de bebidas tem como estratégia manter um perfil único no site, em todos os mercados em que atua.

Isso fez com que a marca conseguisse 36,3 milhões de "Likes", o que representa a quantidade de pessoas que interagem com ela por ali.

Há uma discrepância enorme em relação ao Itaú, segundo colocado com 532,7 mil. Nestlé (280 mil), Unilever (220,4 mil), Volks (203,4 mil), Claro (200 mil), Vivo (153,6 mil), Fiat (91,8 mil), Ford (71,9 mil) e Sky (70 mil) vêm depois.

Das 30 marcas analisadas pela Miti, apenas cinco mantêm comunidades oficiais no Orkut. A Coca-Cola, mais uma vez, aparece com um destaque bem acima das outras: são 1,1 milhão de membros. Então vem Casas Bahia (26,6 mil), Sky (26,4 mil), Claro (13,2 mil) e Net (7,2 mil).

Os mais de 135 milhões de usuários do LinkedIn têm preferência pela HP, já que a marca conta com 435,8 milhões de seguidores. Na sequência: P&G (144,1 mil), Unilever (135,5 mil), GM (78 mil), Ford (74,2 mil), L'Óreal (57,5 mil), Bradesco (15,1 mil), Ambev (14,5 mil), Vivo (14,2 mil) e Itaú (14,1 mil).

De fora

Somente o Bradesco possui conta oficial no novato Google+, embora a Coca-Cola, a Ford e a HP mantenham perfis corporativos mundiais no canal.

As empresas ainda não exploram Flickr, Vimeo, Foursquare, Instagram e blogs da mesma forma que atuam em Twitter e Facebook. O Flickr, por exemplo, rede para compartilhamento de fotos, é utilizado apenas pela Ambev e Coca-cola, dentre os 30 maiores anunciantes.

Vimeo e Foursquare ainda não são utilizadas por nenhuma das empresas listadas no ranking e a postagem de informações em blogs ocorre apenas com as marcas Vivo, Claro e L'Óreal.

A Miti Inteligência foi responsável pelo estudo.

* Com informações do Adnews

Fonte: http://consumidormoderno.uol.com.br/negocios-marcas/as-marcas-brasileiras-que-mais-investem-nas-redes-sociais

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