Expressões perigosas, gerais, de auto-valorização extrema ou mentirosas podem afastar cliente e dificultar novos consumidores
São Paulo - A diversidade de
espaços que permitem e facilitam o contato com os clientes pode causar dúvidas
nos empreendedores. Campanhas de
marketing com panfletos, banners e comerciais estão cada vez mais sendo
acrescidos de ações em mídias sociais e, acompanhadas de perto, ainda, pelos
sites e blogs das empresas.
A mídia que a empresa vai utilizar na comunicação mercadológica é uma decisão que deve
ser tomada em função do tipo de ouvinte a que ela está se referindo. “As
empresas cometem diferentes enganos e muitos deles porque não conhecem seus
clientes”, destaca a coordenadora do curso de Relações Públicas da Anhembi
Morumbi, Mazé Rosolino.
Porém, escolher a mídia errada
não é o único problema de quem investe no contato com potenciais clientes.
Segundo a professora, o pior tipo de expressão a ser usada por empreendedoresé
o que ela chamou de “frases feitas”. “Quanto mais usar frases que só evidenciam
você, mais distante vai estar do interlocutor”.
Veja algumas frases que, segundo
especialistas, podem destruir a imagem da sua empresa:
1. “Só aqui você encontra”
Como destaca Mazé Rosolino, a
realidade atual não permite mais esse tipo de afirmação. “Em um mercado
competitivo, uma empresa se dizer a única deixa a afirmação bastante
vulnerável”. Segundo ela, isso já afasta os clientes, de antemão, em qualquer
mídia, porque demonstram certa arrogância na comunicação.
2. “Oferecemos atendimento personalizado”
Rosolino acredita que a
globalização e a troca de informações facilitada, que exige cada vez mais
agilidade, obrigam o abandono cada vez maior desse tipo de frase. “A não ser
que seja inteiramente verídica”. A professora cita o exemplo de um post na
página da empresa no Facebook, em que um potencial cliente comenta, mas obtém
resposta só horas depois. “Isso acaba com qualquer promessa de que o cliente
está em primeiro lugar”.
3. “Nós temos a solução para você”
O professor de Estratégia e
Inovação do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) Mario Sergio Kojima não
acredita na muito usada estratégia de tentar adivinhar o problema dos outros
sem nem mesmo conhecê-los. “O cliente acaba se perguntando: como pode dizer se
não me conhece?".
4. “Cumprimos o
prazo”
Omitir problemas ou
até mesmo mentir para o cliente é o pior dos caminhos a ser trilhado pelo
empreendedor. “Falar que dá conta de um serviço, mesmo já sabendo de antemão
que não vai conseguir, só porque está doido para ganhar aquela conta não cai
bem”, afirma Kojima. Segundo o professor do Insper, isso pode afastar clientes
de forma permanente e ainda inibir a chegada de novos.
5. “O melhor
produto com o menor preço”
Para Mario Kojima,
fazer esse tipo de colocação é subestimar a inteligência da outra parte
envolvida na negociação. “Ou oferece o melhor produto e tem uma linha limitada,
ou tem um produto premium com um preço também diferenciado”, ressalta. O
professor classifica a colocação como ambígua.
6. “Esse produto
é a nova tendência”
Kojima ressalta que a
maioria das novas tendências colocadas não se concretizam e dizer isso a um
comprador experiente pode fazê-lo ficar com o pé atrás em relação à empresa.
“Esse tipo de postura é muito comum em pequenas empresas que desejam vender
seus produtos para grandes corporações e tentam se colocar melhores do que
são”.
7. “Nós somos o
próximo Facebook”
O professor de
Estratégia e Inovação recrimina também empresas que se dizem maiores do que
realmente são e tentam vender essa imagem. “A maioria das pequenas empresas
continua pequena, portanto, é um tremendo erro fazer uma analogia absurda como
essa”. Segundo Kojjima, é melhor valorizar a proposta que o empreendimento tem
do que tentar compará-la com outra, de uma organização de sucesso.
8. “Somos
líderes do mercado”
A manipulação de informações, em especial, no que diz respeito à
participação de mercado é também, de acordo com o especialista, uma das
características de pequenas empresas. Como explica Mario Kojima, a internet e a
facilidade de se conseguir informações tornam essa afirmação muito arriscada de
ser feita, já que pode ser desmentida. “Quem entende de mercado, sabe que a
frase é mentirosa, o que queima a empresa frente aos clientes”.
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