Cachaça será
reconhecida por Obama como produto típico
A decisão deve facilitar a exportação do produto brasileiro para os
Estados Unidos
Em reunião nesta
segunda-feira, Obama e Dilma negociarão também acordos sobre aviação e
comunicações
Brasília – As
relações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos vão parar muitas vezes
na Organização Mundial do Comércio (OMC) por divergências na imposição de
barreiras tributárias e elevados impostos. Mas, na reunião hoje (9) entre os
presidentes Dilma Rousseff e o norte-americano Barack Obama as tensões ficarão de lado devido
ao reconhecimento da cachaça como produto tipicamente brasileiro, facilitando
sua exportação para os Estados Unidos.
Obtida pela
destilação do caldo de cana de cana-de-açúcar fermentado, a cachaça é
tradicionalmente usada na elaboração da caipirinha, que virou marca do Brasil
no exterior. No país, são produzidos por ano cerca de 1,5 bilhão de litros de
cachaça – a maioria em destilarias e uma parte de fabricação artesanal, em
pequenos alambiques. São mais de 30 mil produtores e 5 mil marcas.
Paralelamente, Obama
e Dilma negociarão acordos sobre aviação e comunicações. Também foi solucionada
a pendência sobre o suco de laranja, pois os norte-americanos vetaram a entrada
do produto brasileiro no país. No entanto, após a interferência da OMC, os
Estados Unidos aceitaram rever suas leis.
Estarão ainda em
discussão acordos sobre a carne suína e a lei agrícola. O mercado dos Estados
Unidos se abriu para a carne suína de Santa Catarina, e os negociadores tentam
ampliar a parceria para que a certificação beneficie outras áreas. As
discussões sobre a nova lei agrícola norte-americana são acompanhadas pelos
negociadores brasileiros, pois isso pode causar impacto nas exportações
nacionais.
No ano passado, os
Estados Unidos foram o segundo principal parceiro comercial brasileiro, depois
da China. De 2007 a 2011, o intercâmbio comercial brasileiro com o país cresceu
37%, passando de US$ 44 bilhões para US$ 60 bilhões.
De janeiro a fevereiro de 2012, o intercâmbio comercial dos Estados
Unidos com o Brasil aumentou em 20% em relação ao mesmo período de 2011,
passando de US$ 7,9 bilhões para US$ 9,5 bilhões. As exportações brasileiras
cresceram em 38% e as importações, 6% no mesmo período.
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