Entre as iniciativas, está o lançamento no sábado 14 de um espaço de vivência da marca, localizado em uma das estações do teleférico local
Visando
ampliar a sua relação com as comunidades cariocas, a Natura inaugura neste
sábado, 14, um espaço de vivência da marca na Estação Itararé/Natura, no
teleférico do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. O local foi concebido como
uma praça, com o intuito de ser um ponto de aproximação e conexão com a
comunidade. A ideia é que ele sirva ainda como um espaço para a experimentação
de produtos da marca, estimulando o relacionamento entre moradores, consumidores
e consultoras da Natura.
A Natura
tem ações no Complexo do Alemão há seis anos. “Desde o início do Projeto
Comunidades, em 2007, procuramos entender a comunidade para, a partir das
necessidades locais, construirmos nossa aproximação. É o que chamamos de uma
estratégia de construção ‘de dentro para dentro’”, explica Jorge Rosolino,
diretor regional da Natura. “Ao longo desses anos, realizamos visitas às
comunidades, workshops, pesquisas em profundidade e etnográficas, além de
entrevistas. Nós fornecemos câmeras aos moradores e visitamos residências para
mapeamento de símbolos e significados locais. Essas ações sempre tiveram o
objetivo de privilegiar a proximidade com os moradores e, a partir disso,
construirmos, juntos, formas para cada um se desenvolver, a comunidade como um
todo e a própria Natura”.
Seguindo
este raciocínio, o espaço da Natura no Complexo do Alemão servirá também como
área de convivência para que as consultoras locais da marca recebam seus
clientes e apresentem novidades. Também serão promovidas oficinas de maquiagem
e treinamentos, como de orientação financeira. A Estação Itararé/ Natura
contará ainda com uma Consultora Natura Orientadora, que prestará auxilio a
quem quiser se tornar consultora da marca.
Quem
assina esta iniciativa é a Epigram, agência que também está a frente dos
painéis criados com base em histórias de moradores que serão instalados nas
outras estações do Alemão. Segundo Marcelo M. Bicudo, sócio e diretor de
criação da agência, este espaço foi concebido para ser um local convidativo,
que permitisse a convivência dos moradores locais. “Ele possui uma grande
árvore, em forma de escultura, que acolhe o ambiente. Todos os materiais ali
presentes foram escolhidos visando à redução do impacto ambiental. Além disso,
o projeto possui diversos materiais reaproveitados que representam a
simplicidade, a arte e o poder de transformação”, explica.
A ideia é
que a Estação Itareré/ Natura funcione como um epicentro que reverbere todas as
atividades do projeto Natura na Comunidade, que é parte do modelo de negócio da
empresa no Rio de Janeiro. Ele já está sendo expandido para 50 comunidades
locais, atingindo 500 mil pessoas. “Nosso objetivo é evoluir nosso modelo de
negócio, contemplando, dentro do próprio modelo, ganhos para a comunidade, para
o desenvolvimento individual e oportunidades para a própria Natura. Além de dar
mais oportunidades de trabalho autônomo via venda direta, também queremos
contribuir para o desenvolvimento humano e implementar um processo de
reinvestimento social feito e voltado para a própria Comunidade”, esclarece o
diretor regional da Natura.
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