Facebook divulga vencedores do prêmio Studio Awards
American
Express leva principal troféu; ação da Nike é a única premiada da América Latina
Nike:
com campanha em parceria com a LiveAd, marca foi a única premiada da América
Latina
São Paulo - O Facebook divulgou hoje os vencedores da
primeira edição do Studio Awards, prêmio mundial que reconhece as principais
campanhas de marketing baseadas em conexões sociais.
Entraram na lista 11 campanhas, de 10
agências, representando 7 países. Os prêmios foram distribuídos em quatro
categorias: azul, ouro, prata e bronze.
Na principal categoria, a azul, a vencedora
foi aAmerican Express, dos Estados
Unidos, com uma campanha para incentivar o comércio em cerca de 500 mil
pequenos estabelecimentos comerciais. A estratégia gerou 2,7 milhões de fãs,
que clicaram no botão "Curtir".
A ação da Nike sobre a
Corrida Rio-SP, de outubro de 2011, foi a única da América Latina a
ser reconhecida. Produzida pela agência LiveAd, a ação foi premiada na
categoria bronze, ao lado de campanhas de países como Estados Unidos e
Austrália.
Em parceria com a agência, a Nike usou a
tecnologia RFID (sigla em inglês para identificação por rádio-freqüência) numa
câmera que registrava a passagem do atleta em um tapete. Imediatamente a foto
era postada em seu perfil no Facebook.
Em apenas três dias, a página "Nike
Corre" no Facebook teve um aproximadamente 20 mil novos fãs. Todo o
conteúdo sobre a corrida foi curtido mais de 20 mil vezes e obteve 600
compartilhamentos. Ao todo, a página recebeu 4,7 mil comentários.
Para a escolha das campanhas vencedoras, o
Facebook considerou o impacto social da ação, o tipo de interação com o
público, o uso dos produtos de marketing do Facebook, integração com outras
mídias e a escala para compartilhar conteúdo.
O Facebook Studio Awards é uma forma de
influenciar as agências como fonte de inspiração, nova forma de compartilhar
ideias, principalmente entre os produtos do Facebook, e promover o engajamento
de forma social”, segundo Jennifer Kattula, gerente de marketing do Facebook.
Desde a abertura das inscrições, em outubro,
mais de mil candidatos submeteram seus trabalhos.Entre os temas das campanhas
vencedoras estiveram democratização da filantropia, aproximação dos mundos
online e offline por meio do uso da tecnologia RFID para publicação de posts,
uso de dados para visualização e engajamento via páginas e publicações.
Entre os jurados para o prêmio estiveram Mark
D'Arcy, do Facebook, e integrantes de grandes agências, como David Sable, da
Y&R, Susan Credle, da Leo Burnett; Stephen Goldblatt, da EVB. Também
participaram Jeff Benjamin, da JWT e Nick Law, da R/GA.
Todos os vencedores podem ser vistos no Facebook
Studio.
Fonte:
http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/facebook-divulga-vencedores-do-premio-studio-awards
Nenhum comentário:
Postar um comentário